domingo, 23 de janeiro de 2011

O Mate sua germinação e os Jesuítas

Gustavo Peckolt, Monografia da Erva Mate , Almanaque Agrícola Brasileiro 1921

A divulgação do mate foi em grande parte devida aos jesuítas que, procurando aperfeiçoar o preparo da sua infusão, espalharam o seu uso, por isso que o levavam a sede das suas missões.

O produto utilizado por eles foi primeiramente colhido em estado silvestre e que crescia abundantemente nos territórios que ocupavam: e os jesuítas, pelo espirito observador que possuíam, chegaram a conclusão que a cultura desta planta, além de ser uma boa fonte de riqueza, era realmente útil pelo grande emprego que possuía a infusão de suas folhas como bom excitante das forças e também como um meio proveitoso de evitar o abuso do álcool entre os selvícolas.Flor de Erva Mate

Esses missionários, para o desenvolvimento da cultura do mate utilizavam-se dos serviços dos índios já domesticados, os quais recebiam em troca do seu trabalho além de alimento e fumo, o próprio mate preparado pelos jesuítas.

Conseguiram realmente uma grande prosperidade da cultura desta planta, principalmente porque conheciam o método de germinação das sementes, e notaram que o mate cultivado se tornava superior ao silvestre, não só em sabor, que ficava menos amargo, como em aroma, que passava a ser mais suave.

Acreditavam os jesuítas que germinação de sementes só se efetuava depois de terem passado estas pelos intestinos dos pássaros, engano, que perdurou por muito tempo entre os que tentavam o cultivo desta planta, pois que não conseguiram a germinação da maioria das sementes.

Este erro porém se desfez, uma vez provado que a causa única da falta de germinação das sementes, na maioria dos casos, era devida a ausência de frutificação, por isso que as flores do Ilex na maior parte das vezes são dioicas por abortamento dos estames ou do pistilo. Isto se corrige polinizando artificialmente as suas folhes fêmeas, tal como se procede indiretamente na cultura da tamareira, e assim se conseguem sementes, perfeitamente aptas para a germinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário