domingo, 16 de janeiro de 2011

Herva Matte - II

Gustavo Peckolt, Monografia no Almanaque Agrícola Brasileiro, 1921

Nos ervais do Paraná e de Santa Catarina , existem duas qualidades de mate , o do talo branco e o mate de talo roxo, os quais se diferenciam entre i, pelo aspecto de seu pecíolo, arroxeado ou verde pálido.

No Paraguai encontra-se mate em abundancia , em estado silvestre; pois ai vimos grandes ervais , que representam para este país preciosa fonte de riqueza, tal qual acontece com relação aos Estados do Paraná e Riomate e cheleira Grande do Sul.

Nestes dois últimos estados, nos quais existe grande quantidade de ervais, não só a colheita se faz de modo simples, como também a preparação da erva se pratica de maneira simples, como também a preparação da erva se pratica de maneira singela. A colheita custa aos coletores o só trabalho de retirar as folhas e os ramos novos da planta. Feito isto, as folhas e ramos são submetidos a um processo especial que consiste em seca-las ao calor para em seguida entregar a erva ao consumo.

O mate é conhecido na república de origem espanhola pelo nome de “hierba” ou “hierva de palos” e, em outros lugares, pela denominação de Chá do Paraguai, Chá das missões, Chá dos Jesuítas e Congonha.

A significação do nome mate tem a sua origem, segundo alguns autores, na cuia onde é comumente preparado e a sua infusão,e os espanhóis chamaram de mate.  Os franceses, igualmente, o conheciam por este nome e semelhante denominação espalhou-se entre a maioria dos europeus; pois foi o nome mate aplicado ao produto conhecido do comércio brasileiro. Julgamos que mate se originou da denominação vulga “erva do mato”, usada pelos primeiros colonos, pela corruptela de erva do mato em erva mate e, com a queda do primeiro elemento, ficou mate.

Com respeito ao vocabulário Congonha pelo qual é denominado o mate em Minas e São Paulo, a origem é corruptela da palavra indígena Kongonha. Nestes dois estados não só se dá este nome ao mate como também o aplicam a alguma espécies de Ilex e a outras plantas do gênero e família diferentes da que pertence ao mate.

O uso do mate foi espalhado pelos selvagens entre os habitantes das regiões onde é nativo, e daí se propagou ao meio civilizado, que abrange uma grande parte da zona tropical da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário