terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pupunha

Pupunha  sem espinhos ou Babunha, Pirajá, Pirijão. Bactris gasipae. Grupo das Cocoinas. Pupunha1

Tronco elevado, folhas pinadas crespas, lineares-lanceoladas, quase pontudas, o caule é coberto de espinhosa; a drupa globosa ou oval-cônica do tamanho de um abricó com epiderme lisa lustrosa, amarela, a polpa amilacea, cor de carne amarelada, o putamem ósseo, coberto de um tecido fibroso.

Uma penca tem mais de trezentos frutos;os indígenas comem os frutos crus ou assados em cinza; também preparam uma farinha de que fazem broas.

Da polpa preparam uma bebida vinhosa, assim, como também um doce, que é muito apreciado no Norte.

Os espinhos das folhas são utilizados, como agulhas pelos indígenas, para  fazerem na cutis certos sinais que representam distinções entre eles, como entre nós as condecorações.

Da madeira fazem armas cortantes.

Bacaba  Oenocarpus bacaba

Bacabá assú, Palma comum, Família das Palmas, grupo das Arecineas

O tronco alcança a altura de 50 a 60 pés, ereto, cilíndrico, na ponta mais fina.

fruto-pupunha-4

Folhas em número até dez, de 24 pés de comprimento, reunidas em um feixe terminal. Os frutos são em cachos, o bago é sub-globoso, de epiderme purpúrea, azulada, de três centímetros de diâmetro; a polpa é um pouco seca, grumosa; o coco, coberto de fibras lisas, flexíveis, encerra um caroço comestível.

No norte dá frutos em novembro e dezembro mas também há lugares apropriados para seu desenvolvimento, onde floresce e dá fruto durante todo ano.

A polpa mucilaginosa chupa-se, e serve de alimento aos indígenas, quando é cozida, deposita um sedimento, que se seca ao sol, tornando-se duríssimo, e que é um recurso para o tempo de fome ou nas longas viagens,pois, sendo amolecido  com água, forma alimento nutritivo. Também da polpa seca prepara-se uma bebida vinhosa que chamam “Yukissé”.

Os caroços do coco constituem uma delicia para os indígena. Também se prepara um óleo, que os habitantes usam como azeite de bacaba para fins culinários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário