domingo, 17 de abril de 2011

Alecrim do Campo - Lippia Thymoides – Mart et Schauer

Oswaldo Almeida Costa e Virgilio Lucas – Revista da Flora Medicinal Jan 1945

O Alecrim do Campo é usado empiricamente pelo povo. A ação farmacodinâmica e terapêutica é desconhecida. Porém os usos populares das plantas, nos tratamentos das numerosas doenças são os únicos índices ou a orientação que ainda podemos ter seu estudo, visando as verdadeiras terapêutica e os efeitos curativos.

Nos estados do Nordeste o povo emprega sob a forma de infusos internamente, ou sob a forma de banhos no tratamealecrim-do-camponto da gripe, como calmante, nas congestões e no reumatismo.

Martius (16) “Refere-se a esse vegetal classificando suas folhas como aromático-mucilaginosa, e acrescentando que a “infusão das folhas e das flores é frequentemente usada nas afecções catarrais; e que os banhos feitos com as folhas, já por Pisão foram elogiados para reumatismo.

Segundo Mello Morais a aplicação terapêutica do “Alecrim do Campo”:

“Pisada a planta com as folhas, extrai-se o suco, o qual misturado com a água, aplica-se em clisteres, aos enfermos de febres malignas. As flores dentro de um frasco, com um pouco de açúcar cândi, e posto ao sol, por algumas horas, o líquido que aparece, aplicado aos olhos dá o mesmo resultado, curando também as belides. Tem excelente propriedade de fortalecer as partes esquecidas pelo estupor; cura as deflexões do peito fraqueza da cabeça, dos ouvidos e olhos; também aplicam nos tratos de ventosidade. O seu emprego é em forma de chá, tomando-se com açúcar, pela manhã em jejum.”

Pio Correa (5) – No seu “Dicionário das Plantas Úteis do Brasil diz: Alecrim do Campo: as folhas são aromáticas e passam por ante-reumática: as flores são mucilaginosas, usadas nas afecções catarrais: os frutos são tônicos e estimulantes; o suco é febrífugo. Esta planta já teve grande reputação para combater outras moléstias.”

É um vegetal largamente empregado nas praticas religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário