domingo, 3 de abril de 2011

Brusfelsia hopeana ,(Hooker) Benth

Farmacêutico Oswaldo de Almeida Costa. Revista da Flora Medicinal

Sinomia Vulga: Manacá da Serra, Gerataca ou Jerataca, que significam na língua dos índios, remédio contra mordedura de cobra. Camgaba – Camgambá que significa árvore de gambá (por causa do cheio semelhante ao desse animal), que possuem as raízes da planta- Umbura-puama, árvore remédio; Flor da Quaresma; Flor de Natal, Santa Maria; Manjá, Jasmim do Paraguai, Mercúrio dos pobres, Mercúrio Vegetal e Boas Noites. MANACA-DA-SERRA-04

Composição Química:  A primeira investigação sobre a composição química do manacá deve-e a W. Lascelle-Scoot, que isolou um alcaloide por ele denominado francisceina. Peckolt retirou do manacá uma substância amorfa, de cor branca amarelada, que denominou brunfelsina, insoluvel no éter de petróleo, benzol, clorofórmio, éter sulfúrico e éter acético; solúvel no álcool metílico e na água precipitado de sua solução pelo cloreto de ouro, cloreto de paládio, solução iodo-iodurada e pelo sublimado. A manacina em solução na água se desdobra pelo aquecimento prolongado em manaceina, em uma substância resinosa e em uma terceira substância fluorescente que Brand obteve sob a forma cristalina e determinou como sendo a esculentina. A parte da planta mais rica em alcaloide é a casca da raiz.

Toxidez: Brand verificou ser esta planta um toxico tetanizante. O primeiro  sintoma de intoxicação, é um tremor de cabeça peculiar, ao qual em breve sobrevém tics e contrações mais rápidas de alguns músculos faciais isolados, ainda mesmo quando a dose ingerida não seja mortal. Coelhos e cobaias mudam com frequência de posição estando sentados; a seguir têm dejecções (urina e fezes) e os animais lambam-se continuamente, denunciando ter começado o fluxo de saliva, a que se segue dentro em pouco  tempo forte secreção lacrimal. O ritmo respiratório, acelera-se e torna-se irregular. As contrações musculares, estendem-se a todo corpo e se exacerbam ao toque. Em doses francas, de 0,04 a 0,05grs por quilo aparecem todos esses sintomas, mas os animais se restabelecem completamente depois de um período de  a 5 horas de intoxicação.

“Baena diz que a raiz do Manacá é empregada pelos índios, para produzir delírio furioso ou mesmo loucura persistente. Em alta dose produz escurecimento da vista, confusão de ideias, delírio inconstante e tremores”.

Segundo Martius em algumas tribos do interior do Amazonas, seu extrato serve para envenenar flechas.

Tomando-se banhos ou bebendo-se sua infusão, esta produz salivação abundantíssima, e ulcerações da mucosa bucal. Dr Capanema

Emprego medicinal: A infusão é geralmente usada como diurético, diaforético e ante-sifilítico, e segundo Melo Oliveira o Manacá é um poderoso excitante do sistema linfático.

As folhas deste vegetal que foram primitivamente usadas como antídoto nos casos de mordedura de cobras são ainda hoje usadas em decoto como diurético e em uso local em compressas e em lavagens no casos de eczemas e tumores sifilíticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário