domingo, 24 de abril de 2011

Jaborandi - Pilocarpus Pennatifolius, Lem. Da Sicilia

Revista da Flora Medicinal- Abril 1944 Dr. Antônio Imbesi

Os Jaborandis, constituem até este últimos tempos uma droga oficjaborandiinal inscrita em diversas farmacopéias, é uma Rutácea do Brasil e do Paraguai, usada nestes países há muito tempo por suas propriedades sialagogas e diaforéticas. A droga foi mencionada pela primeira vez por Guilherme Pison em seu livro, onde ele procura dar a conhecer ao novo mundo a droga observada em sua expedição ao Brasil, juntamente com Maurício de Nassau.

A droga foi introduzida na Europa em 1874, pelo Dr Coutinho que havia feito frequente uso dela e a anunciava como um “sudorífico verdadeiro”. O Dr Coutinho não leva consigo senão algumas folhas da planta das quais foram enviadas amostras a Baillon em janeiro de 1875 que, com a ajuda de poucos elementos imperfeitos, chega a determinar o gênero e até a espécie . Ele, então, atribuiu-as ao Pilocarpus pennatifolius Lemaire da família das Rutaceas, tribo das Zanthoxylle, que, Fluckiger e Hanbury informavam que há longo tempo já era cultivada na estufa do Museu de Paris, no Jardim de Kew, e indubitavelmente ainda em outros Hortos botânicos da Europa, Planchon em sua “História Natural da Droga Simples” , 1876, escreve que há poucos anos esta planta fora transplantada para algum Horto botânico e que o Museu de Paris não possuía nenhum exemplar vivo.

O “Pilocarpus pennatifolius” que cresce em nosso clima é um arbusto de rápido desenvolvimento e que, pode alcançar a altura de 6 a 7 metros, diferindo do que cresce no Brasil, onde, alcança em média um metro e meio a dois metros.

O tronco é ramoso, arredondado, com ramos eretos ascendentes; casca de cor castanho, facilmente destacável.

As folhas são alternas, estipuladas, compostas, imparimpinadas, geralmente de dois a três pares de folículos opostos.

As flores dispostas em inflorescências de racimos terminais de comprimento de 40 a 50cm. O eixo desta inflorescência é cilíndrico-cônico, com superfície rugosa no sentido do comprimento.

Indicações Terapêuticas: Tonica,diaforética, sialagoga, contra afecção catarral(via respiratória, bronquite, asma úmida, edema, pleurisia, pneumonia, difteria, nefrite aguda, "mal de bright" (f.congestivas), hidropisia renal, intoxicação, diabete pancreática, para diminuir açúcar urinário, doença de pele, hiperidroses gerais, hiperidroses locais, oftálmica

JABORANDI (Pilocarpus jaborandi): Tem como princípio ativo o alcaloide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Suas folhas são usadas nas afecções reumáticas, artrite, gota, hipertensão arterial e no tratamento de desordens respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário