domingo, 10 de abril de 2011

Saião - Kallanchoë Brasiliensis , (Vell) Camb

Virgilio Lucas e Othon Machado, Revista da Flora Medicinal 1947

Partes Usadas: Folhas e Caules Frescos. Mais frequentemente é empregado o suco extraído por contusão e compressão dessas partes da planta.

Sinomia vulgar: Coerana, Pernambuco; Para tsaiaoudo e Folha Grossa, Alagoa e Ceará; Erva ou Folha da Costa, Bahia; Fortuna de flores amarelas.

Habitat: é planta perene encontrada em todos os estados. Vegeta nos lugares não muito secos, porém ensolarados.

Época da Colheita: De setembro a dezembro são os meses em eu o Saião adquire o máximo de desenvolvimento, sendo esta época que mais convém ser colhido para uso medicinal.

Conservação: A planta só é empregada em estado fresco, devendo ser colhida e logo manipulada e usada. No frio, geladeira, se conserva em bom estado durante vários dias. A planta dessecada não tem emprego, não sendo usada em tal condição pelo povo.

Extração: Os caules e folhas do vegetal, pós lavagem em água corrente, são cortados em pequenos pedaços e contundidos em pilão de madeira ou em grande gral de porcelana ou de pó de pedra, até completo esmagamento. A seguir é coado por expressão através de um pano de algodão ou lã, até extrair o máximo do líquido. A expressão não pode ser feita em prensa metálica por encerrar tanino. Deve, por isso, ser evitado o contato do suco com recipientes metálico.

Emprego: É usada em úlceras do estômago e duodeno usando o Saião em forma de salada e também em reumatismo articular.

Theodoro Peckolt em sua obra “Plantas Medicinais e úteis do Brasil” diz: “ é Oficinal, muitas vezes usada com remédio popular. As folhas frescas fervidas com igual peso de água são usadas como diurético na febre amarela,icterícia, afecções do fígado. As folha socadas sob a forma de cataplasma com farinha de mandioca são empregadas nas inflamações eczematosas, furúnculos, abscesso e prostatites para acalmar a dor e fazer supurar. Sem a fina película é empregada como sedativo nas cefalalgias. O decoto é usado em banhos nas inflamações linfáticas.”

Chernoviz Formulário – 18ª edição diz: “as folhas dessa planta servem no curativo de varias feridas.”

Caminhoá – 3ª volume – Botânica Sistemática: “Usa-se o suco no tratamento das feridas e queimaduras e contra calos”.

Melo Moraes – Fitografia da Botânica Brasileira, diz que: “é empregada em medicina vulgar, em banhos, nas afecções erisipelatosas das pernas.”

Na Bahia, onde é conhecida sob o nome de Folha da Costa, é muito usada contra a erisipela, queimaduras e inflamações.

O suco da planta é indicado contra frieiras; o cozimento e banhos, nos ingurgitamento linfáticos. As folhas frescas, nas dores de cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário